Sobre Lituânia



A Lituânia é oficialmente a República da Lituânia, é uma das três repúblicas bálticas. Limita a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico. A sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país. Tem também outras cidades importantes como Kaunas e Klaipėda.



É um dos países-membros da União Europeia (UE) e atualmente é um país minimamente desenvolvido, possuindo bons indicadores sociais, refletindo no fato do país possuir o 41° melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (em 2013), e o 46° maior PIB PPC per capita entre os países do mundo.


Bandeira da lituânia






Brasão da lituânia








Mapa da Lituânia









Mencionada pela primeira vez a 14 de Fevereiro de 1009, a Lituânia cresceu até se tornar numa nação relevante na Idade Média. Considera-se que a data de constituição do estado é a da coroação oficial do rei Mindaugas, a 6 de Julho de 1253em Voruta/Vilnius, que uniu os duques lituanos rivais numa nação e estado. Em 1241 de 1259 de 1275 e 1277 o reino foi alvo de reis mongóis vindos da Horda de Ouro. Em 1385 uniu-se à Polónia em união pessoal quando o rei lituano Jogaila(Jagiello, em idioma polaco) foi coroado rei da Polónia. Em 1569, a Polónia e a Lituânia formaram a Comunidade Polaco-Lituana. Com a união com a Polônia, a Lituânia transformou-se num reino independente e multi-étnico que na sua máxima extensão, no século XV, ocupou a maior parte da Europa de Leste desde o mar Báltico até ao mar Negro.

A Lituânia restabeleceu a sua independência a 16 de Fevereiro de 1918. Em seguida, envolveu-se em disputas territoriais com a Polónia (acerca da capital,Vilnius, e da Lituânia Oriental então ocupadas pelos polacos) e com a Alemanha(acerca de Klaipėda). Foi anexada pela União Soviética em 1940 durante aSegunda Guerra Mundial graças a um pacto secreto germano-soviético assinado pelos ministros dos negócios estrangeiros dos dois países, Ribbentrop e Molotov (Pacto Molotov-Ribbentrop).


Gastronomia


A culinária da Lituânia está condicionada pelo clima e pelo que produzia a agricultura na Europa Oriental. No entanto, a Lituânia foi influenciada por várias culturas vizinhas, a mais importante das quais foi a sua ligação política com a Polónia e, mais tarde, com a Alemanha.

A batata tem um lugar de destaque na cozinha lituana: kugelis é um dos pratos principais, um pudim parecido com o kugel alemão e com a babka-de-batata dos bielorrussos (que também tiveram uma ligação política com este país). Outros pratos típicos são védarai, uma salsicha de batata e cepelinai, fritos de batata parecidos com as draniki da Bielorrússia. Em geral, com outros pratos, as batatas cozidas são muitas vezes servidas com funcho.

Os vegetais também são importantes na cozinha da Lituânia, para além das batatas, pepinos e repolho, utilizado em muitas sopas e também num prato tradicional de couve recheada chamado balandeliai; as beterrabas fazem parte do borsch. Não se usam muitos temperos, para além do funcho e da alcaravia. As bagas silvestres e cogumelos também são populares na Lituânia; o cogumelo mais apreciado é o do género Boletus; as frutas mais comuns e utilizadas em doces e nas bebidas são as peras, maçãs e ameixas.

Os produtos láteos são também importantes: a nata azeda é usada com muitos pratos e os queijos baseados no requeijão são também muito populares. O produto mais importante da culinária da Lituânia, no entanto, é o pão, tradicionalmente de centeio, uma importante cultura neste país.

Chamadas localmente “sriubos”, as sopas são os pratos principais ao almoço e ao jantar e antigamente eram também servidos ao pequeno-almoço. As sopas com base em leite, de digestão fácil, são muito populares, assim como as sopas ácidas, com chucrute, beterraba e acelga, preparadas num caldo de carne fumada; a sopa de chucrute também pode ser feita com carne de ganso. Muitas vezes, a carne utilizada para as sopas é servida com outra preparação, como segundo prato. Normalmente, as sopas são servidas com pão ou batata e a maioria leva nata azeda.

No verão, são populares as sopas frias, muitas vezes feitas com bagas silvestres, frutas e pequenos pasteis de massa de farinha. Uma sopa especial é a “mutinys”, feita com pão de centeio seco, água, açúcar e fruta esmagada.






Doces

Os zagareliai, também conhecidos como krustai, apesar de não serem típicos, nem exclusivos deste país.






Sem comentários:

Enviar um comentário